segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Depende de nós



Solidariedade. Quantas vezes ouvimos falar sobre a importância de ser solidário e apoiar uma causa, de ajudar o próximo, de doar, distribuir. O sentimento é ainda mais aflorado no final de ano onde quase todo mundo pega as tais “sacolinahs de natais” e se sentem bem comprando roupa, brinquedo, calçado etc... para uma criança. As visitas em favelas, bairros pobres aumentam. A conta bancária de instituições de caridades também. Fora o final do ano, tragédias como a de Santa Catarina também amolece o coração.
Meios de comunicação, empresas, entidades, população em geral se comoveram com a situação dos mais de 78 mil desalojados e desabrigados e iniciaram uma verdadeira campanha de solidariedade. Até agora foram doados mais de 1,3 milhão de litros de água e 1,5 milhão de toneladas, além de sangue, remédios e dinheiro etc... As doações e a vontade de doar parece não ter fim. Ajudar as vítimas de Santa Catariana parece ter se transformado na meta de todos os brasileiros e não importa a idade. Ontem fiquei comovida de ver três crianças, de no máximo 10 anos, tocando a campainha de todos os apartamentos em busca de donativos para o Estado.
Tal comoção nacional me fez repensar algumas coisas. Longe de mim tirar a gravidade do ocorrido em Santa Catarina. Mas, quantas pessoas não passam por situação semelhante. Quantas pessoas moram em cima de córregos sem segurança nenhuma. Quantas pessoas morrem de fome. Quantas pessoas morrem nas filas dos hospitais. Quantas pessoas morrem de frio na rua. Quantas pessoas morrem de sede. Quantas pessoas perdem tudo nas famosas enchentes. Quantas pessoas estão desabrigadas no País. Pois é. O número deve ser muito maior do que os 78 mil de Santa Catarina. Quem olha por eles? Quem se mobiliza por eles? Quem é solidário com eles?
Toda essa mobilização serviu para mostrar que se todos nós, as empresas, entidades, doasse um pouco que fosse, a história de vida dos “miseráveis” poderia ter um final feliz. Se algum dia existisse uma campanha de comoção tão forte em prol dessas pessoas que moram a beira da marginalidade a realidade seria outra. Se em tão pouco tempo foi arrecadado milhões em dinheiro, toneladas em alimentos imagina se essa campanha fosse constante e, claro, com toda essa força. Afinal não adianta fazer uma campanha e não envolver as pessoas.
Voltando... se essa campanha fosse todos os dias o Brasil teria caixa suficiente para ajudar as milhares de família que não conseguem colocar um prato de comida todos os dias na mesa. Teria comida suficiente para não permitir que ninguém morresse de fome. Teria remédios, atendimento médico, banco de sangue, fraldas.
Conseqüentemente a miséria, a injustiça social, a ignorância, a falta de educação e até a criminalidade iriam diminuir. Resta saber até que ponto ter um povo saudável e com cultura suficiente para entender a situação é interessante para nossos governantes.
Não sei se tudo isso é uma utopia. E também sei que é culpa de nós mesmos. Parece que precisamos de alguém para organizar. Não queremos ter trabalho. Queremos um lugar para levar as doações, alguém que leve até o destino e etc...
Por isso, não depende de ninguém a não ser de nós.. pois é depende de cada um de nós que o nosso País se transforme. Acho que podemos pelo menos parar, pensar e tentar começar a agir. Tem muita gente esperando por isso!

4 comentários:

Alessandra Sales disse...

É verdade! Sempre quando estamos diante de uma tragédia como a de Santa Catarina pensamos que estamos longe de tudo aquilo e que nunca seremos atingidos. Pura engação, hoje é no sul, amanhã poderá ser em nossa cidade. Por isso, concodo quando diz que "a solidariedade poderia contribuir muito". E não precisamos esperar uma nova tragédia acontecer, vamos antecipar a nossa parte.
beijo

Andrea Tanaka disse...

É Dani... realmente isso deveria de ser uma campanha diária, mas infelizmente nem todos tem este pensamento,(como você mesmo me disse hoje, e pude rever este assunto no jornal da noite) existem pessoas que não pensam em solidariedade, pensam em tirar algum proveito, como as cargas de doações que são desviadas para serem vendidas... é dificil de acreditar! Com isso existem aquelas pessoas que acabam não ajudando devido a desconfiança de que realmente a doação será válida... de certa maneira elas também não deixam de estar certas...

Nil disse...

Dani, Parabéns! Ótimo texto, acredito que Brasileiro é solidário, o problema é q em nossa cidade não existiu uma catastrofe, o que aconteceu foram maus governantes que não souberam dividir e priorizar ações para quem realmente precisa, afinal de contas, para onde vai o dinheiro dos nossos impostos? Se não houvesse tanta corrupção acho q não existira tantos casos assim. Mas concondo quando diz q cada um tem q fazer a sua parte. Bjo

?? disse...

É isso aí Dani,
Tudo depende de nós mesmos, só que não temos iniciativa, nos mobilizamos em ajudar quando há alguém que nos mostre a situação e facilita nosso trabalho em ajudar!
E isso é uma dura realidade! Concordo que temos sim que tomarmos mais iniciativa, pq temos que pensar na situação das outras pessoas que vivem na rua, e não lembrarmos qdo acontece uma tragédia como esta!


Bjs,
Ci.