sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Os deveres dos pais



Sou mãe e a cada dia que minha filha completa mais um mês de vida fico imaginando como será daqui alguns anos. As últimas notícias do jornal não são muito animadoras. É menina de nove anos que é encontrada morta em uma mala com marcas de agressões. É adolescente de 15 anos morta pelo ex-namorado. É garotinha de cinco anos jogada pela janela. São duas adolescentes que simplesmente desaparecem sem deixar rastro. O que está acontecendo. De repente o mundo se transformou em uma terra de ninguém. Os filhos parecem filhos de ninguém. Não tem mãe, não tem pai, não tem responsável. A educação passou longe e eles parecem sem rumo. Como deixar uma garotinha de apenas nove anos andar de ônibus sozinha. Com permitir que uma criança de 12 anos se relacione com um rapaz de 19 e ainda de forma tão séria. Como deixar as coisas chegarem ao ponto de permitir a fulga inesperada de duas adolescentes. Realmente não sei. A educação que recebi me permitiu sempre destinguir entre o certo e o errado. Entre o que seria bom ou não para mim. E quando por ventura tinha dúvidas não pensava duas vezes e já ligava para aquela pessoa que sempre me passou confiança: minha mãe. As vezes me questiono aonde está essa relação de pais e filhos. A cumplicidade passou a existir apenas com amigos e, pior, da mesma idade. O que duas “crianças” sabem da vida? Aonde está o erro? O que os pais andam fazendo com o seu tempo que não conseguem enxergar as necessidades de seus filhos. Eles crescem sem saber aonde está o caminho que os levará a uma vida feliz. Entram em qualquer rua, dormem em qualquer casa e quando se dão conta estão em lugares onde jamais vão conseguir sair. Tenho medo. Medo do que vai acontecer daqui para frente. Minha filha tem oito meses e mesmo que não eu perceba, ela já começou a ser educada. Será que estou certa? No caminho certo? Quero que ela me olhe como sempre olhei minha mãe. Quero que ela confie e me tenha como melhor amiga. Acredito que essa seja a única forma de manter o controle. É a única forma de conseguir guiar os filhos sem que eles percebam. Quero que minha filha, quando chegar a hora certa, saiba escolher o caminho certo. Saiba dizer não quando necessário. Saiba valorizar cada fase da sua vida. Quero estar presente. Quero ter bastante medo para não relaxar na educação. Para não soltá-la ao mundo antes da hora. Quero um relacionamento de cordão umbilical com ela para quando sentir que está pronta poder soltá-la e ter a certeza de que será feliz. Quando leio essas noticias percebo que em algum momento esse cordão umbilical foi rompido antes da hora. Antes que os filhos estivessem realmente prontos para andar sozinhos e buscarem os seus sonhos. Está na hora de recuperar esse relacionamento, essa cumplicidade. Está na hora de assumirmos o papel de pais e protegermos da melhor forma nossos filhos que muitas vezes, apesar de se mostrarem preparados, ainda estão frágeis. Ser pai e ser mãe não é apenas colocar no mundo um filho. É dedicar a maior parte do seu tempo para amá-los, protegê-los e ajudá-los a serem pessoas de caráter e felizes.

3 comentários:

Alessandra Sales disse...

Concordo,Gio...tudo é muito rápido e nada pensado. Simplesmente, o legal para a criançada de hoje é fazer acontecer sem medir as consequências.Só por tá na moda...(sic)

E neste caso, o diálogo, como sempre, é a solução.
beijo

Nil disse...

Dani concordo com vc, tenho um medo terrível de ter um filho principalmente pq não sei o q fazer, como agir, concordo com vc, sempre fui criada com muitas regras e hj está tudo liberado, o q é certo? Prender ou soltar? Tenho medo desse mundo cruel que uma falha pode ser fatal...

?? disse...

Para se ter um filho hoje, é necessária muita cautela! O perigo está a toda parte, nem em casa estamos seguros! Por mais que eduquemos nossos filhos, o mundo mostra-lhes caminhos diversos e distintos, e optamos por um deles, seja ele ruim ou bom! Nossos filhos crescem e o mundo acaba lhes ensinando o que não presta, pessoas má-itencionadas estão a toda parte, finjem-se nossos amigos, mas por detrás, está acabando com sua vida!

Não tenho mais esperanças de que esse Mundo será melhor! Pq a culpa é da humanidade, NÓS SOMOS O MUNDO!

Bjs,
Ci.