quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Faça valer a pena



O horário de verão começou. Meu Deus. Horário de verão? Parece que foi outro dia que tinha adiantado uma hora no meu relógio. Nossa! Esta acabando o ano. As vezes tenho a impressão de que o relógio quebrou. Não é possível. Acordo, me troco, vou trabalhar e nem comecei a trabalhar e já são 18h. Pego minha filha, chego em casa, ajeito as coisas e mesmo que tente me programar para deitar cedo nunca consigo antes das 23h. Que loucura. O final do ano chegou. Já podemos comprar panetone e enfeites de natal. O lado otimista é “que bom junto com o final do ano vem as férias”. Dormir sem hora para acordar. Ir no parque, na praia, na piscina, ficar simplesmente a toa, não se preocupar com prazo. É muito bom. Pena que, no máximo, temos 30 dias para fazer isso. É no mínimo injusto pensar que temos apenas 30 dias (as vezes até menos, como no meu caso) para curtir as coisas boas da vida.

É pessoal, tudo isso por conta dessa doideira que se transformou o mundo. Trabalhamos, largamos os filhos, vendemos as nossas horas livres e como pagamento ganhamos... ganhamos.. ah, um dinheirinho, estress, doença no coração, entre outras coisitas mais. Afinal, sempre falamos.. vou juntar essa grana para viajar. Viajar? Quando. E com a família? Mais difícil ainda. Pois é quase impossível conciliar a agenda de todos. O ser humano realmente é engraçado.

Bom voltando para a velocidade do tempo... o lado negativo... bom o lado negativo é que as coisas estão acontecendo tão rápido, mas tão rápido que estão se tornando superficiais, já que ninguém consegue, ou tem tempo, para curtir por muito tempo uma situação, um momento, uma pessoa, um presente. Qualquer tempo a mais do programado é refletido lá na frente. Então ninguém quer correr riscos. Portanto é fácil saber qual é o nosso grande desafio. É saber administrar o tempo. É tentar tornar o menos superficial as coisas que realmente valem a pena.

Trabalhar é importante, se dedicar também. Mas fazer disso a vida é burrice. Tem que ter tempo para olhar para seu filho, perceber se está tudo bem. Tem que ter tempo para olhar para si mesmo e dizer: calma não é por ai... tenta de outra forma. Tem que ter tempo para um abraço, para um cochilo, para uma boa alimentação, para um beijo, uma paquera, um cinema ou simplesmente tempo para não fazer nada. Administrar o tempo e tornar a sua vida o menos superficial é a grande chave para o seu sucesso . Quem não faz isso um dia é cobrado.

Chega ao final da vida e pensa: nossa eu fiz tanta coisa mas cadê? Não estou vendo! Isso porque as coisas que ficam, que marcam, que nos acompanham pela vida inteira geralmente são aquelas que não valorizamos e nem desperdiçamos muito tempo. Realmente o tempo está passando rápido. Então comece agora a dividi-lo de forma a curtir tudo de bom que você tem na vida. Garanto que um dia você vai perceber o quanto importante será para você. Não perca tempo, comece já e você verá o quanto perdeu até agora. O tempo pode ser rápido mas é você que o controla. Faça valer a pena!

5 comentários:

Andrea Tanaka disse...

Realmente, Dani...
Na realidade a gente se dá conta quando o ano esta terminando... aí bate o desespero...não deu tempo de fazer tudo que eu queria este ano... vou me programar melhor para o ano que vem... e todas aquelas ladainhas de sempre. O bom é que pelo menos nesta época do ano páro pra fazer um balanço de tudo que aconteceu e tudo que quero para o ano que vem.

Nil disse...

Concordo com vc em gênero número e grau, como diz o meu Guru Shinyashik, nunca vemos um paciente terminal dizendo q deveria ter trabalhado mais ou q deveria ter investido na bolsa de valores ou algo material, o q conta no final são sempre as coisas boas q vc fez, os momentos q te fizeram bem e feliz, as viagens, as risadas, as belezas contempladas, o carinho, enfim, devemos aprender a dar valor ao que realmente tem valor!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Concordo...
Os dias estão passando cada vez mais rápido e em fração de segundos o ano chega ao fim. Percebemos que ainda não concluímos nossos projetos e muitos nem saíram do papel... Agora, como todos os anos, chegou o momento de refletirmos sobre nossas conquistas, erros e decepções e assim traçarmos novas metas para o nosso futuro.
Mudar o passado é impossível, mas podemos começar agora e fazer o possível para tornar as coisas melhores...

Unknown disse...

Gentem.... realmente já estamos praticamentem Novembro e o que isso quer dizer?? Que dezembro está aiii... E eu queria mesmo ter feito mais... e mais pela minha vida, pelo meu momento, e agora eh realmente hora de reflexão...hora de repensarmos e analisarmos o que podemos melhorar para o próximo ano.... e se Deus quiser, fazer realizarmos... o possível!!!