quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A felicidade incomoda?



São raras as pessoas que se alegram com a felicidade dos outros. Convenhamos que é um pouco difícil. Afinal muitas vezes gostaríamos que aquela situação estivesse acontecendo na nossa vida. Mas sentir isso é normal, o que foge da aceitação são aquelas pessoas que se incomodam com a felicidade, com o bem estar, com a tranqüilidade e a paz das outras pessoas. Tem gente que se incomoda por causa de uma música, uma risada, uma piada, uma conversa, uma conquista. Tem gente que não suporta pessoas se dando bem, pessoas se ajudando, pessoas criando laços, pessoas sendo amigas. O que será que passa dentro dessas pessoas. Às vezes penso que são insatisfeitas, amarguradas, fechadas, e infelizes. Mas ai repenso e percebo que nada mais é do que insegurança.
Pessoas inseguras, são pessoas que vê ameaça em tudo e em todos. Enxerga a paz de espírito dos outros como uma ameaça. É como se sempre e a todo momento estivessem conspirando contra ele. E ai se transformam em pequenos escorpiões que ao se sentirem ameaçados picam e jorram o seu veneno. Por alguns instantes conseguem. Quem leva a picada fica imobilizado, se sente mal, fica com raiva, o humor muda, o coração dispara. E o escorpião? Bom o escorpião sai balançando a sua calda fatal como se falasse “consegui”. O escorpião se sente bem ao ver o humor mudar e o silêncio reinar. Mas, apesar de na hora desse turbilhão de sentimentos não lembrarmos, o escorpião é um bicho pequeno que pode morrer com o próprio veneno. Ele é tão pequeno que chega a ser frágil. Uma pisada na calda e todos os seus poderes se vão. E o que sobra? Sobra um bicho sem forma, sem expressão que não faz mal nem a uma formiga.
É assim que devemos encarar os escorpiões que vão passar pela nossa vida. E olha que vão passar um monte. Pode ser no trabalho, no seu ciclo de amigos, em uma viagem, na escola. Seja lá onde for, olhe para o escorpião como um ser frágil. Um ser que não é nada sem a sua calda. Que é apenas alguém inseguro. Se você o ver, ignore-o, mude de rota. Mas, se você for picado por um, lembre-se que se você não se entregar e agir rápido o veneno dele jamais poderá te matar. Infelizmente a vida é assim e temos que aprender a lidar com essas coisas. É difícil, machuca, desanima, tira o tesão, mas estão ai perto ou longe de você. Mas nunca deixe que te afete, que te faça sofrer ou que faça você mudar o jeito bacana de encarar as coisas.
Hoje eu posso dizer que fui picada e que senti tudo isso: raiva, mudei meu humor, fiquei imóvel. Mas agora o veneno parece estar indo embora e começo a perceber o quanto tem coisas maiores e melhores. E que ninguém tem o poder ou o direito de me tirar a minha felicidade.

2 comentários:

Nil disse...

Dani falou e disse...rs... está ficando até chato mas esse seu texto superou, esses dias recebi um e-mail falando que temos que estar abertos para conhecer várias pessoas, termos vários amigos porque cada um tem uma característica, algo que pode te acrescentar ou vc a ensinar, todo dia aprendemos uma nova lição e é através do relacionamento com as pessoas que aprendemos essas lições, uma pessoa limitada é pequena porque sempre convive com as mesmas coisas e pessoas, não aprende e não ensina nada, acaba sendo egoísta pois prende a todos que o cerca em prisioneiros e se limita a ficar controlando-os e cobrando. Li também que o invejoso, pois considero isso um tipo de inveja, nunca sairá do mesmo lugar porque ele é preguiçoso, não consegue lutar para conseguir seu espaço então fica copiando e podando as pessoas que fazem algo que eles gostariam mas não tem coragem. Bjo Dani, vc é d+.

?? disse...

Amei Dani,
Vc contou minha situação na empresa anterior que eu trabalhei e agora no momento atual de minha vida. As pessoas parecem não se conscientizarem do mal que fazem às outras pessoas que, o que só querem é viver em paz e feliz! Mas parece que nem isso conseguimos, parecemos atrapalhar ou incomodar àqueles que se julgam incapazes de ser ou de fazer alguém feliz! Poxa, será que é tão difícil tentar se espelhar nas pessoas que julgamos felizes, e tentar melhorar este lado egoísta e invejoso?! É, acho que deve ser mais fácil fazer a desgraça de alguns para felicidade de outros!

Não quero ser envenenada por estes Escorpiões! Não tenho medo deles e nem do que são capazes de fazer. O que me importa é saber que estou feliz por ser rodeada de pessoas tão maravilhosas e boas. Pq? Talvez por eu merecer, ou para que eu cresça com as experiências dessas pessoas, com quem, cada dia que passa, aprendo como é bom viver rindo, compartilhando e amando a vida! E Deus é parte constante dessa dádiva!
Amo vcs, amigos! Vamos ignorar esses escorpiões e mostrar a eles, que não guardamos rancor, pois somos diferentes deles! E é por isso que somos tão admirados!

Bjs.